Cirurgia Metabólica

CIRURGIA METABÓLICAA cirurgia metabólica, também conhecida como a cirurgia do Diabetes Tipo 2, é uma eficiente ferramenta utilizada no controle dos pacientes que sofrem com Diabetes do Tipo 2.

Derivada da cirurgia bariátrica, a cirurgia metabólica é um procedimento cirúrgico que pode ser indicado para os pacientes com diabetes tipo 2. Como a obesidade está intimamente relacionada ao aparecimento do Diabetes tipo 2, a cirurgia metabólica pode contribuir e muito no controle dessa doença.

Como os pacientes obesos portadores ou não de diabetes tipo 2, ou mesmo resistência periférica a insulina, apresentaram bons resultados no controle glicêmico, pós-bariátrico, cresceu o interesse de se estudar os mecanismos envolvidos nesse processo. Nesses estudos foi verificado que além da perda de peso proporcionada pela cirurgia bariátrica, estava presente nesses pacientes, alterações hormonais relacionadas ao metabolismo da glicose, que são excelentes ferramentas no controle glicêmico. Surgindo, assim, o termo Cirurgia Metabólica.

A cirurgia metabólica é um procedimento autorizado pelas entidades médicas responsáveis, ANVISA, CFM e SBCBM e está indicada inicialmente aos pacientes diabéticos portadores de obesidade (IMC acima de 30 kg/m2) que não estejam conseguindo obter sucesso no controle da glicemia e das doenças associadas, como a hipertensão, colesterol alterado e outras complicações relacionadas ao diabetes, através do uso de medicamentos. Sendo um procedimento seguro e eficiente no controle do Diabetes Tipo 2 e suas complicações secundárias.

Na cirurgia metabólica, além da perda de peso que contribui de maneira significativa no melhor controle do diabetes, ela também proporciona um desvio do trânsito intestinal, interferindo na secreção de insulina pelo organismo e alterações na absorção de glicose, consequentemente, sendo uma alternativa eficiente no controle do diabetes.

É diabético e quer saber mais sobre a cirurgia metabólica?

Consulte seu endocrinologista e converse com ele sobre essa opção de tratamento e faça uma avaliação com um cirurgião especializado para saber dos benefícios do tratamento, e claro, quando falamos de cirurgia, saber também os riscos do procedimento.

ATENÇÃO: Em toda cirurgia complicações inerentes a cada intervenção devem ser consideradas. Converse com seu cirurgião sobre as possíveis complicações e riscos relacionados a cirurgia e outras opções de tratamento, quando houver

Dr Pablo Hübner

MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO

Estou sempre pronto em atender com profissionalismo e ética. Se gostou da forma como fazemos medicina, estamos te esperando.